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Marketing digital para e-commerce

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Publicado em 14/07/2020

As vendas online estão em alta. Se você empreende nessa área, já deve ter ouvido falar que o marketing digital para e-commerce é a melhor aposta para fazer sua loja virtual vender mais. Conheça algumas estratégias para impulsionar seu negócio.

Marketing digital para e-commerce: Google Ads

O Google Ads é, essencialmente, uma plataforma do Google para criação de anúncios a partir de determinados termos, as chamadas “palavras-chave”, que variam de empresa para empresa de acordo com o segmento em que atuam.

Em resumo, você paga para que sua empresa ganhe destaque no buscador.

Por que vale a pena? Além de ser uma estratégia que traz retorno a curto prazo, as pessoas que chegam no seu e-commerce por meio dessas campanhas tem altas chances de conversão, já que digitaram uma palavra que tem a ver com aquilo que você oferece.

Exemplificando com uma loja de roupas, se uma empresa faz um anúncio para se destacar com o termo modelos de blusas e a sua loja virtual tenha diversos modelos de blusas femininas para oferecer, é provável que ela consiga fazer boas vendas.

Marketing digital para e-commerce: profissional tirando foto de uma camisa jeans.

Remarketing

Nova tentativa de marketing para a mesma pessoa, o remarketing mira apenas os que já tenham demonstrado interesse no seu produto. O objetivo é incentivar leads e clientes a tomar a decisão da compra.

Sabe quando você navega em um site, mas sai sem levar nada? Nessa estratégia, você vai receber anúncios, por e-mail ou em sites e redes sociais, te lembrando que aquele produto que você viu continua lá.

Por que vale a pena? O consumidor de hoje é aquele que pesquisa muito antes de adquirir um produto e dificilmente vai comprar algo logo de cara. Ao focar em potenciais clientes já predispostos à compra, as ações de remarketing acabam tendo boas taxas de conversão.

Marketing de conteúdo é palavra de ordem no marketing digital para e-commerce

Uma das principais estratégias do marketing digital para e-commerce, um bom conteúdo desencadeia uma rede bem sucedida que culminará com o aumento de vendas, já que, com ele, sua marca se torna relevante para o Google, o que aumenta sua visibilidade.

Marketing digital para e-commerce: imagem de um blog.

Tornando-se uma referência, seu negócio conquista fãs que se convertem em embaixadores orgânicos da marca, compartilhando com outras pessoas e assim por diante. Por que vale a pena? Segundo o ranking mundial da Alexa, que classifica milhões de sites em ordem de popularidade, o Google continua ocupando o primeiro lugar. Um dos quesitos de maior importância para estar bem posicionado é a produção de conteúdo de qualidade.

SEO

A sigla para Search Engine Optimization, que em português significa a otimização para mecanismos de buscas, engloba uma série de técnicas que colocam seu e-commerce em destaque sem pagar nada por isso.

Quer dizer, você não precisa pagar para o Google, mas é imprescindível contar com um serviço de uma agência de marketing digital que saberá otimizar seu site e criar conteúdo verdadeiramente relevante.

Por que vale a pena? É um investimento de médio a longo prazo, mas tem resultados mais permanentes, uma vez que o SEO não traz apenas mais visitas para sua loja virtual, ele traz visitantes com muito mais potencial de compra e fidelidade.

Redes sociais

Estar ou não estar nas redes sociais não é mais uma questão, mas avaliar a sua presença nelas, sim. E aqui vale a máxima do “menos é mais”: não é preciso fazer Linkedin, Twitter, Facebook, Instagram e outras contas se seu cliente usa apenas uma delas. Concentre-se onde ele está.

Marketing digital para e-commerce: homem acessando redes sociais.

Por que vale a pena? Até aqui abordamos estratégias para conquistar e atrair a clientela, mas quando falamos em redes sociais vamos além: elas possibilitam o relacionamento com o cliente, dando a oportunidade de conhecê-lo e se aproximar dele.

Inbound marketing

As três estratégias anteriores são parte do conceito de Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração. Em vez de você ir até o lead, ele chega até você porque foi atraído pelo que você anda dizendo.

Por que vale a pena? Esse tipo de estratégia de marketing atrai para seu e-commerce pessoas realmente interessadas no produto, o que aumenta a taxa de conversão e implica em um maior retorno sobre o investimento.

E-mail marketing

Ele divide opiniões e muita gente acha que já não tem mais serventia, mas a verdade é que ele ainda se mostra como uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce.

O importante é ter alguns cuidados para criar uma boa base para se comunicar, criando sua própria lista de emails.

Por que vale a pena? Com ele é possível alcançar muitas pessoas com um único disparo e, além disso, a sua própria base é algum realmente seu. Para ser de fato eficiente, o e-mail marketing deve ser cada vez mais segmentado e humanizado.

Aposte no marketing digital para e-commerce

As estratégias que listamos aqui são imprescindíveis para que o marketing digital para e-commerce funcione, mas elas não são para principiantes. Conte sempre com especialistas para desenvolverem a melhor estratégia para o seu negócio. Confira também nosso artigo com dicas de como aumentar conversão de sua loja virtual.